quarta-feira, 11 de maio de 2016

GUIA PARA AS PROVAS DE INGRESSO 2016/2017.

Está se aproximando a primeira fase de candidaturas ao ensino superior em Portugal e superar as provas de ingresso é uma condição para conseguir entrar no curso de seu interesse!


Universidade Nova Lisboa


As provas de ingresso correspondem aos exames nacionais em que é obrigatório obter aprovação para poder ingressar num determinado curso.

Importa saber quais e quantas são as provas que terá que realizar para poder preparar devidamente a sua candidatura ao ensino superior. Portanto, fique atento ao preencher o seu boletim de candidatura online!

O QUE PRECISo DE SABER SOBRE AS PROVAS DE INGRESSO

COMO DEVO FAZER PARA APRESENTAR AS PROVAS DE INGRESSO NA MINHA CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR?

As provas de ingresso para a candidatura ao ensino superior no ano letivo de 2016/2017 concretizam-se através dos exames nacionais finais do ensino secundário.



QUEM DETERMINA QUE PROVAS DE INGRESSO DEVEREI REALIZAR?

As provas de ingresso a realizar para a candidatura a cada curso são definidas por cada instituição de ensino superior. Faça uma lista dos cursos do seu interesse e verifique, para cada instituição onde são lecionados tais cursos e quais as provas que tem obrigatoriamente que realizar.



QUANTAS PROVAS DE INGRESSO TEREI QUE REALIZAR?


Para cada curso, cada entidade de ensino superior fixa, no mínimo, uma prova de ingresso e no máximo, duas.

Assim, para se candidatar ao curso da sua eleição, deverá realizar a prova de ingresso definida pela universidade ou instituto politécnico em que o curso é leccionado, ou então escolher uma ou duas provas de um conjunto que lhe seja apresentado.



POSSO CANDIDATAR-ME AO ENSINO SUPERIOR COM AS NOTAS DOS EXAMES DE ANOS ANTERIORES?


Sim! Se realizou exames nacionais nos dois últimos anos e por algum motivo não se inscreveu no Ensino Superior, ou se pretende candidatar-se novamente, saiba que pode fazê-lo com as notas dos exames desses mesmos anos.

Os exames finais nacionais do ensino secundário podem ser utilizados como provas de ingresso no âmbito da candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano da sua realização e nos dois anos seguintes, sem necessidade de repetição no ano em que for concretizada a candidatura ao ensino superior. Assim, os exames realizados em 2014 e/ou 2015 podem ser utilizados na candidatura de 2016-2017.



QUAIS AS PROVAS DE INGRESSO PARA O ANO LECTIVO DE 2016/2017?

Lista de todas as provas de ingresso para este ano letivo.

  • 01 Alemão
  • 02 Biologia e Geologia
  • 03 Desenho
  • 04 Economia
  • 05 Espanhol
  • 06 Filosofia
  • 07 Física e Química
  • 08 Francês
  • 09 Geografia
  • 10 Geometria Descritiva
  • 11 História
  • 12 História da Cultura e das Artes
  • 13 Inglês
  • 14 Latim
  • 15 Literatura Portuguesa
  • 16 Matemática
  • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • 18 Português
  • 19 Matemática A
Fonte: http://www.e-konomista.pt

COMO USAR O ENEM PARA FAZER FACULDADE EM PORTUGAL? 

Uma boa opção para os estudantes brasileiros em Portugal é que podem recorrer ao uso do ENEM desde que este tenha sido realizado no ano atual ou nos dois anos que seguem à data de sua realização.
Mas fique atento, apenas algumas universidades já aceitam o ENEM. São elas:
  1. Universidade do Algarve
  2. Universidade de Aveiro
  3. Universidade de Coimbra
  4. Universidade de Lisboa
  5. Instituto Politécnico de Beja
  6. Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Barcelos)
  7. Instituto Politécnico de Coimbra
  8. Instituto Politécnico da Guarda
  9. Instituto Politécnico de Leiria
  10. Instituto Politécnico de Portalegre
  11. Instituto Politécnico do Porto

Lembre-se que o ano letivo em Portugal começa em Setembro e que as candidaturas por meio do ENEM começam por volta de Dezembro de cada ano. 
Para saber como funciona todo o processo é preciso acessar os sites das universidades e entrar em contato com o departamento internacional. Fique atento ao fato do ano letivo ter sempre duas datas. O que está em vigor é o de 2016/2017.


Outra questão é que o ensino no país mesmo o público é pago. Por isso, o candidato aprovado terá que arcar com os custos dos cursos (chamados de propinas) e para se manter durante o período de todo o curso. É claro que os valores são bem mais baixos do que em uma universidade particular.


Para se ter uma ideia, uma licenciatura (equivalente a o bacharelado no Brasil) pode sair em torno dos 7 mil euros por ano na Universidade em Coimbra  para estudantes internacionais (ou seja, não portugueses, pois os valores são diferenciados para alunos internacionais). Uma dica é procurar informações e ver se há a possibilidade de bolsa de estudos.

Um detalhe interessante é que o mestrado já é integrado em vários cursos, ou seja, Engenharia, Arquitetura, Ciências Farmacêuticas e Psicologia têm uma estrutura composta por dois níveis integrados (1.º ciclo e 2.º ciclo).

Após a conclusão deste ciclo de estudos integrado (mestrado integrado), com uma duração normal de dez semestres, conferindo 300 créditos ECTS, os estudantes recebem o grau de mestre e são considerados profissionalmente qualificados para o exercício da profissão.

É preciso citar o custo de vida lá (Coimbra), que é considerado relativamente baixo em comparado a outros países europeus.

A título de exemplo, a estimativa do custo de vida médio 

​Valor em Coimbra, inclui despesas como: Alojamento​, ​alimentação, transportes públicos, material escolar, e outras despesas (desporto, cultura, vestuário e lazer). Varia em torno de 500€ mensais em um estilo de vida considerado económico.


Estudar em Portugal é uma oportunidade única, que vai muito além do currículo, você terá uma experiência de vida e de crescimento pessoal. A facilidade da língua e do clima também ajudam muito na adaptação.



Então não perca tempo, comece a se programar e embarque rumo aos seus objetivos!

Um comentário: